quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Nossos momentos de Formação

Nos dias 25, 26 e 27 de maio do corrente ano iniciou em Porto Alegre o Curso de Formação Continuada, Modalidade Presencial, do Projeto UCA Brasil no Rio Grande do Sul, organizado pela UNDIME, realizado pela UFRGS e coordenado pela Professora Léa Fagundes e equipe. Nesta primeira etapa foram desenvolvidos os seguintes conteúdos:
- Apresentação do Programa Formação UCA Brasil;

- Ambiente Virtual de aprendizagem em EAD: E-Proinfo;

- Sondagem diagnóstica sobre as escolas municipais envolvidas.

Representando o Município de Panambi participaram Loreni Chaves, Coordenadora da Informática Educativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Angela Maria Feldmann Schmidt, Técnica de Informática da EMEF Presidente Costa e Silva.

Após esta formação, houve uma reunião com a equipe Diretiva da EMEF Presidente Costa e Silva para definir o Plano de Ação que viabilizará a realização do curso de formação UCA na escola. A partir desta reunião ficou estabelecido o seguinte cronograma de atividades:
14 a 18/06 – Semana de Formação com Professores e Funcionários da Escola – encontro com cada professor no seu respectivo turno de hora/atividade na escola, com duração de quatro horas;

Esta Formação foi um momento onde os professores e funcionários tiveram oportunidade em ter o primeiro contato com o LapTop. Outros momentos como estes ainda serão organizados.
Foi elaborado um pequeno roteiro  para ser seguido durante o curso pela responsável pelo Laboratório de Informática, Angela Maria Feldmann Schmidt. O roteiro está disponível nos Arquivos com o nome "MINI OFICINA.DOC"

Dando continuidade a Formação dos Professores, no dia 10/07/2010, tivemos mais um momento de aprendizagem com a Colaboradora Maristela Brizzi do NTE de Ijuí ,onde os professores tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato no Ambiente e-proinfo. Também são colaboradores deste curso a Angela Maria Feldmann Schmidt e a Lorení Chaves dos Santos. Confiram os fotos deste momento.


21 a 25/06 - Inicio de formação com os alunos inscritos no Projeto Parceiros Voluntários da Escola.

Os professores estão em jornada intensiva de formação, no dia 14/08/2010 tivemos mais um momento com a Colaboradora Maristela Brizzi da NTE de Ijuí juntamente com a Colaboradora Angela Maria Feldmann Schmidt, resposável pelo Laboratório de Informática da Escola. Na ocasião foram discutidas algumas questões do UCA e trabalho no Ambiente do E-Proinfo.
Os professores já estão tendo acesso ao ambiente desde o início de Julho.
Estamos nos organizando para mais momentos de Formação. Falta pouco para iniciarmos os trabalhos com os alunos, ainda estamos aguardando a liberação dos LapTops.

Confira as fotos deste momento:

Continuamos em intenso trabalho de formação. No dia 31 de agosto de 2010 a professora Maristela Brizzi desenvolveu uma oficina de Squeak, foi muito produtivo e divertido, pois estamos numa fase de novas descobertas e em busca de novos métodos de ensino utilizando o LapTop do UCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário