segunda-feira, 10 de maio de 2010

Projeto de Dança


      A fim de possibilitar vivências diversificadas aos alunos, a Secretaria Municipal de Educação de Panambi, oferece projetos especiais, onde professores e alunos trabalham juntos, em horários específicos, em turno inverso, durante todo o ano letivo.
      Neste contexto, o projeto Dança Escolar assume um papel importante para que os educandos possam conhecer o seu corpo, compreender as relações que são estabelecidas entre o fazer, o conhecer, o interpretar e o apreciar dança. Nesse sentido, a dança não é só vista como expressões do movimento e do indivíduo, mas, também, como criação ou aprendizado de um determinado vocabulário de movimentos (MARQUES, 2003). Participam do projeto alunos de 1ª a 8ª série do ensino fundamental, com idades entre 6 e 15 anos.
    Sabendo que a dança engloba conceitos, procedimentos e atitudes e precisa ser abordada em toda a sua dimensão, foram traçados alguns objetivos para seu ensino nas escolas:
  •   Preparo corporal básico para a criação e interpretação em dança; 
  • Desenvolvimento da percepção cinestésica, espacial e temporal; 
  • Desenvolvimento da percepção corporal, enfatizando o reconhecimento do seu corpo, o esquema e a imagem corporal;
  •   Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre os elementos da dança;
  •  Articular as experiências pessoais dos alunos com as informações de outras produções em dança (locais, nacionais e internacionais) nos aspectos da criação, interpretação e apreciação em dança;
  •   Compreender as relações que são estabelecidas entre corpo, dança cultura e sociedade;
  • Construir uma relação pautada no respeito mútuo, diálogo, solidariedade, responsabilidade, dignidade e justiça, valorizando as diversas escolhas e possibilidades individuais e grupais de criar/interpretar em dança.

As aulas de dança acontecem na Escola todas as sextas-feiras, manhã e tarde com a professora Alessandra Cavalheiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário