quarta-feira, 27 de junho de 2012

Participação da Escola Costa e Silva na 1ª Mostra Digital

                No dia 20 de junho a Escola Presidente Costa e Silva participou da primeira Mostra Digital, ocasião onde professores, a diretora e alguns alunos participaram desse evento.
                A diretora da nossa escola, professora Sandra, falou sobre o programa UCA (Um Computador por aluno), ela falou como foram feitas as instalações da internet na escola, entre outros assuntos. O professor Andre falou um pouco do projeto SCRATCH e demonstrou como ele funciona, ele até selecionou alguns alunos para apresentarem seus comandos que fizeram,foi muito legal. O trabalho que apresentamos falou sobre os protozoários, os outros sobre Van Gog e Radiação.
                A professora Ninfa falou sobre os blogs que criou com as turmas, ela se emocionou muito, ela chegou a agradecer a professora Angela, monitora da Sala de Informática Educativa. A professora Maria Rosania falou sobre o Google Docs, um recurso que quase ninguém conhece, ela também ficou feliz J  com o nosso trabalho.
                Os outros professores que estavam lá ficaram muito impressionados com o assunto e admirados com a tecnologia da nossa escola.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Festa de São João 2012

 No dia 16 de junho a Escola Costa e Silva comemorou a Festa de São João. Foi um momento muito divertido.



segunda-feira, 11 de junho de 2012

Passeio das Turmas 11 e 12 para Condor


“Um passeio sem igual: comprovar a universalização da escrita”

        Durante o desenvolvimento do tema: “As perguntas movem o mundo” e mais especificamente, a curiosidade da Turma 12 da EMEF Presidente Costa e Silva que desejavam saber “Quem fez as letras e números?” é que realizamos várias atividades envolvendo as famílias com pesquisas, relatos, curiosidades e observações. Construímos uma caverna para estimular o imaginário e a busca de resposta para a nossa pergunta. Criamos símbolos individuais e registramos tudo na parede. Estudamos o tema com curiosidades, pesquisas em vídeos e simulamos situações em que utilizamos materiais da natureza pra registrar nossas atividades como galhos, pedras, ossos, barro, dentre outros.
         Em um desses muitos diálogos sobre o tema, foi lançada a pergunta: “Será que na cidade que a Joana reside (Condor), eles escrevem como nós aqui em Panambi?”. A turma ficou pensativa e logo veio a resposta: muitos alunos responderam que não, que a cidade de Condor era longe e por isso eles escrevem diferente. Poucos falaram que a escrita era a mesma. Mas a dúvida permaneceu. Então tínhamos um grande desafio: “Comprovar a universalização da escrita”.
        Conversamos com a equipe gestora da escola que apoiou a ideia do passeio e logo com muito entusiasmo, começamos a planejar “ Esse passeio sem igual”.
        Com o objetivo de comprovar a universalização da escrita é que as turmas 11 e 12 acompanhados das professoras Marlene e Graça deslocaram-se de ônibus até a cidade de Condor no dia 01/06/12 para realizar um intercâmbio de ideias com a turma do 1º ano da escola Professor Malaquias Pinheiro, onde fomos recebidos com muito carinho. A surpresa dos alunos foi quando observaram e comprovaram através dos registros existentes que “As letras e números são os mesmo de Panambi”.
        Durante o passeio paramos em vários pontos significativos para lermos e conversarmos sobre as convenções que encontramos, como placas de sinalização, propagandas e também o pórtico de entrada da cidade de Condor.


TURMAS 11 E 12 - PASSEIO
View more presentations from Escola Costa e Silva.

A aluna Brendha Rafaela relatou para a sua mãe que foi fazendo o registro.

 

terça-feira, 5 de junho de 2012

Comemoração dos 41 anos da EMEF Presidente Costa e Silva


      A noite de 26 de maio foi marcada pela comemoração dos 41 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva,  cuja data de fundação foi em 17 de maio de 1971.
Para abrilhantar a comemoração foi realizado o desfile das 16 alunas que participaram da escolha da Garota Costa e Silva, que teve como Princesas as alunas Luíza Gabrielli Silveira de Oliveira, da turma 12 e Brenda Fahl, da turma 42. A aluna Júlia Eduarda Borba Almeida, da turma 21, ficou com o título de Garota Costa e Silva/2012.  
Após o desfile foi servido um delicioso jantar no Centro Comunitário do Bairro Arco-Íris, seguido de baile animado pela Banda Essência Musical. A Escola agradece a participação dos alunos, dos pais, dos professores e funcionários, bem como de toda a comunidade que prestigiou e ajudou a organizar mais uma festividade da Família Costa e Silva!